- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

IFSC está com inscrições abertas para seu Vestibular do segundo semestre de 2015

Fonte: Imprensa IFSC

17/04/2015


O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas, até o dia 25 de maio para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no segundo semestre de 2015, e até 8 de junho para cursos voltados a educação de jovens e adultos. Ao todo, estão sendo oferecidas 3.018 vagas em 17 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê. Todos os cursos são gratuitos.

A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Os cursos técnicos concomitantes em Produção de Moda e em Têxtil do Campus Araranguá e o curso superior de tecnologia em Produção Multimídia do Campus Palhoça Bilíngue não cobram taxa de inscrição. Candidatos doadores de sangue, inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e integrantes de família de baixa renda podem solicitar o não pagamento da taxa de inscrição até o dia 12 de maio.

As inscrições devem ser feitas no site, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os campi do IFSC para candidatos que não têm acesso à Internet.

Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 14 de junho, de manhã para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes e à tarde para os cursos integrados. Os cursos técnicos concomitantes em Produção de Moda e em Têxtil do Campus Araranguá não terão prova e a seleção será por sorteio público.


Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 21 de junho.

A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 8 de julho.


Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no site. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Reserva de vaga

O IFSC possui reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas oferecidas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.

Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção ampla concorrência.

Novidades


É a primeira vez que os campi Tubarão e São Carlos oferecem cursos técnicos. Além disso, também são novos os cursos técnicos concomitantes em Mecânica do Campus Itajaí e em Recursos Humanos do Campus Caçador, o curso técnico subsequente em Guia de Turismo Regional/SC do Campus Florianópolis-Continente e o curso superior de tecnologia em Produção Multimídia do Campus Palhoça Bilíngue.


Além dos cursos técnicos e de graduação, o IFSC está com inscrições abertas também dois cursos voltados a educação de jovens e adultos: o curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica no Campus Chapecó e o curso de qualificação profissional integrado ao Ensino Fundamental em Informática no Campus Tubarão. Para esses cursos, não há cobrança de taxa de inscrição e nem prova. A seleção dos candidatos é feita por meio de análise socioeconômica, no caso do curso de Chapecó, e por sorteio público para o curso de Tubarão.





Versão para impressão     Enviar para um amigo