- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Inscrições para o processo seletivo 2015.2 do IFSC terminam na próxima semana (25/05)

Fonte: Imprensa IFSC

19/05/2015


O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) está com inscrições abertas, até o dia 25 de maio, para o processo seletivo de ingresso nos cursos técnicos e de graduação com início no segundo semestre, e até 8 de junho, para cursos voltados a educação de jovens e adultos. Ao todo, estão sendo oferecidas 3.066 vagas em 17 cidades: Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Gaspar, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça, São José, São Carlos, São José, Tubarão e Xanxerê. Todos os cursos são gratuitos.
A taxa de inscrição para os cursos técnicos é de R$ 30,00 e para os cursos de graduação é de R$ 40,00. Os cursos técnicos concomitantes em Produção de Moda e em Têxtil do Campus Araranguá são isentos da taxa de inscrição.
As inscrições devem ser feitas no site, onde também estão disponíveis os editais com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo. Há também computadores disponíveis para inscrição em todos os campi do IFSC para candidatos que não têm acesso à Internet
Para ingressar nos cursos técnicos do IFSC, é necessário fazer uma prova de conhecimentos gerais, chamada de exame de classificação. Essa prova será realizada no dia 14 de junho, de manhã para os cursos técnicos concomitantes e subsequentes e à tarde para os cursos integrados. Os cursos técnicos concomitantes em Produção de Moda e em Têxtil do Campus Araranguá não terão prova e a seleção será por sorteio público. Já o vestibular para os cursos de graduação está marcado para o dia 21 de junho.
A lista dos candidatos aprovados em todos os cursos será divulgada no dia 8 de julho. Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas nos editais, disponíveis no site. Em caso de dúvidas, o candidato pode entrar em contato com o Departamento de Ingresso do IFSC pelo telefone 0800 722 0250. A ligação é gratuita.

Reserva de vaga
O IFSC tem reserva de vaga para candidatos que estudaram em escolas públicas. Do total de vagas oferecidas em cada curso, 50% delas são reservadas para candidatos que estudaram em escola pública. Dentro desse percentual, há ainda a reserva de vaga para candidatos de baixa renda e para candidatos que se autodeclarem pretos, pardos ou indígenas.
Para se inscrever pelo sistema de cotas para os cursos técnicos é necessário ter cursado todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já para se inscrever nos cursos de graduação o candidato deve ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública. Os candidatos que não se enquadram nessas situações devem, no momento da inscrição, selecionar a opção "ampla concorrência".

Outros cursos
Além dos cursos técnicos e de graduação, o IFSC está com inscrições abertas também dois cursos voltados a educação de jovens e adultos: o curso técnico integrado ao Ensino Médio em Eletromecânica, no Campus Chapecó, e o curso de qualificação profissional integrado ao Ensino Fundamental em Informática, no Campus Tubarão. Para esses cursos, não há cobrança de taxa de inscrição e nem prova. A seleção dos candidatos é feita por meio de análise socioeconômica, no caso do curso de Chapecó, e por sorteio público para o curso de Tubarão.





Versão para impressão     Enviar para um amigo