- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Faculdades reduzem oferta de bolsas de estudo em Florianópolis e ampliam no interior do estado

15/01/2018


Apesar da queda de 53% na Região Metropolitana, ampliação de polos para ensino a distância (EaD) no interior ajudou a elevar em 40% a oferta de bolsas no estado.

As novas regras do Fies e a readequação da oferta de cursos ao atual cenário educacional afetaram a oferta de bolsas de estudo em 2018. Para o 1º semestre do ano, levantamento do Quero Bolsa aponta que as instituições de ensino da Grande Florianópolis diminuíram em 53% a quantidade de vagas com mensalidades reduzidas em relação ao mesmo período de 2017 - 34 mil ante 72 mil bolsas de estudos. Por outro lado, com o aumento da oferta no interior, a disponibilidade de bolsas no estado registrou crescimento de 40%, saltando de 90 mil no ano passado para 127 mil em 2018.

De acordo com Pedro Balerine, diretor de inteligência do Quero Bolsa, o movimento é explicado pelo fato dos grandes grupos educacionais encontrarem no EaD uma maneira de alcançar estudantes que estavam fora do seu alcance. “Ao realizar a abertura de polos em municípios menores, as instituições atendem a demanda de alunos localizados em cidades que não comportariam a abertura de uma unidade, mantendo o custo operacional baixo, além de permitir a cobrança de mensalidades menores em relação aos cursos presenciais”, afirma.

Citando dados do Panorama Quero Bolsa do Ensino Superior Privado do Brasil, o executivo lembra que na percepção do aluno, o ensino a distância não perde em qualidade para o ensino presencial. “Recentemente mais de 3 mil alunos matriculados em cursos EaD em todo o Brasil enviaram para nós uma avaliação sobre conteúdo, interação professor-aluno, infraestrutura, entre outros itens. Todos os quesitos foram avaliados como bom ou excelente por mais de 70% dos entrevistados, o que explica a crescente aceitação dos estudantes e o maior investimento das faculdades na modalidade”, completa.

Outro fator importante que indica o deslocamento das ofertas de bolsas da Grande Florianópolis para o interior é a busca das instituições de ensino pela redução da ociosidade nos cursos presenciais. De acordo com os dados mais recentes do Censo da Educação Superior, apurados em 2016, 52,9% das vagas oferecidas não foram preenchidas.

Como conseguir uma bolsa de estudo

Em Florianópolis, os estudantes podem conseguir bolsas de estudos, com até 75% de desconto, na Estácio, Fasc, IES, Unigranrio, Instituto Venturo, Faculdades Borges de Mendonça, UniSociesc, Faculdades Barddal, entre outras. As vagas são para cursos de graduação e pós-graduação nas modalidades presencial e a distância (EaD). No total, o Quero Bolsa mantém parceria com 30 instituições de ensino em todo estado.

Para obter o benefício, basta ao candidato procurar o curso de interesse, efetuar a inscrição no site e, em seguida, pagar a pré-matrícula para garantir a bolsa. Tudo isso, sem qualquer burocracia ou necessidade de comprovação de renda. “Após concluir o processo na plataforma, deve comparecer à instituição de ensino escolhida para prosseguir com os trâmites da matrícula”, explica o executivo.

A opção é diferente dos moldes do financiamento estudantil, uma vez que o aluno assegura um percentual de desconto no valor da mensalidade até o final do curso e, após a sua conclusão, não precisa pagar qualquer taxa extra para o Quero Bolsa ou a faculdade. “O benefício é real e está disponível para todos”, finaliza Pedro Balerine.

Mais informações podem ser consultadas pelo site www.querobolsa.com.br ou por meio da central de atendimento, no telefone 0800 123 2222, de segunda a sexta-feira, entre 8h e 22h, e aos sábados, das 9 às 13 horas (horário de Brasília).

Sobre o Quero Bolsa
O Quero Bolsa (www.querobolsa.com.br) é um site que ajuda estudantes a escolher e ingressar no Ensino Superior com bolsas de estudos de até 75% em cursos de graduação, pós-graduação, além de profissionalizantes e técnicos, em mais de 1.200 instituições de ensino parceiras no País. A plataforma também reúne informações de faculdades, cursos e comparativo de preços, até dicas de estudo e carreiras. Além do site, o serviço conta com aplicativo móvel disponível nos sistemas Android e iOS. Em 2017, o Quero Bolsa recebeu o título de “Equipe Campeã de Atendimento” no prêmio Época Reclame Aqui.





Versão para impressão     Enviar para um amigo