- Ache os Cursos e as Faculdades certas para você! Clique aqui!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Versão para impressão     Enviar para um amigo    

Home : notícias

Seis coisas importantes para analisar na escolha da faculdade ideal

29/01/2018


Depois de escolher o curso, outro grande desafio é decidir a faculdade ideal. Na verdade, tudo acaba dependendo do perfil de cada pessoa, dos objetivos pretendidos para a carreira e se essa universidade corresponde a isso.

Para saber essas coisas, a melhor forma é mergulhar de cabeça no máximo de informações sobre a instituição e verificar se ela oferece aquilo que você procura.

A Revista Quero Bolsa conversou com alguns especialistas e listou alguns pontos que podem guiar essa tomada de decisão da faculdade ideal para você. Então, anote aí!

- Bolsas de Estudo - são mais de 1.200 faculdades oferecendo descontos de até 75%! Saiba mais!

Estrutura
Conhecer de perto como são as instalações e o que essa universidade pode proporcionar em seus cursos é fundamental. “Fazer uma visita à instituição contribui para a avaliação da infraestrutura. Isso inclui salas de aula, laboratórios, bibliotecas, acesso a computadores e conexão com a internet e ambientes específicos tais como clínicas, estúdios, empresas juniores e outros espaços importantes da faculdade”, destacaram Felipe Ribeiro e Luiz Duarte, professores e editores do sistema COC.

Grade de disciplinas
Outro ponto relevante nessa pesquisa é entender melhor quais são as disciplinas que serão estudadas ao longo do curso. “Ter uma ideia de como é o currículo de cada instituição também é muito importante. Assim, o estudante consegue perceber se a universidade adota uma linha mais voltada para a área de pesquisa, uma área social mais forte ou até mesmo se ela possui mais possibilidades de intercâmbios fora do país”, lembra Tatiane Pereira, orientadora educacional do Curso Poliedro.

Opinião dos estudantes
Conversar com as pessoas que estão fazendo o curso para entender o dia a dia das aulas e a realidade da faculdade também deve ser considerado. “Conhecer a vivência de quem está estudando na instituição e informar-se a respeito de atividades extras oferecidas no curso de seu interesse são aspectos indispensáveis”, apontaram Felipe e Luiz.

Tipo de universidade
Se a pessoa não tem o sonho de estudar em uma universidade específica, fica a dúvida se é melhor escolher uma universidade pública ou privada. Para essas pessoas, a dica é simples: “Informe-se a respeito do credenciamento da instituição junto ao Ministério da Educação (MEC) e sua pontuação no Enade, exame que avalia o rendimento dos alunos nas instituições”, acrescentaram Felipe e Luiz. “Geralmente, as universidades públicas apresentam um número maior de pesquisadores e um perfil mais voltado para a parte acadêmica. As particulares possuem professores com uma vivência maior de mercado e atividades mais práticas”, explica Célio Tasinafo, coordenador pedagógico do Curso Oficina do Estudante.

Localização
Aqui a análise a ser feita é se a pessoa pretende estudar perto ou longe de casa. Algumas preferem os grandes centros; outras, lugares mais calmos como cidades pequenas. Há também a questão dos gastos e de saber lidar com a distância da família. “Se a escolha for por outra cidade, é preciso ver a disponibilidade de recursos para se manter nesse lugar”, alerta Célio.

Professores
Dar aquela investigada no histórico profissional dos professores também pode ser uma boa estratégia.“No site das instituições, é possível verificar se estão disponíveis os perfis e os currículos dos professores dos cursos”, indicam Felipe e Luiz.

Bom, depois de tudo isso, o que a gente pode concluir é que são vários fatores a serem pesados nessa escolha da faculdade ideal. Por isso, lembre-se:

“Trata-se de uma busca ativa de informações. Isso faz com que o estudante perceba algumas coisas além do que a internet mostra. O objetivo disso tudo é tentar minimizar as surpresas, já que algumas coisas só a experiência pode trazer de resposta." Tatiane Pereira

Gostou das dicas? Acha que já consegue tomar uma decisão sobre a sua faculdade ideal agora?

Natália Plascak Jorge





Versão para impressão     Enviar para um amigo